quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Memorial Descritivo - Exposição de Arte

Começamos a planejar o projeto do que faríamos a três semanas do evento. Nos encontros presenciais surgiu a idéia de se fazer uma exposição com todos os trabalhos da disciplina, e não apenas com o videoarte. Todos gostaram da idéia e concordaram em fazer uma exposição com quatro ambientes: Imagens Televisivas, Fotonovela, Arte Postal e Videoarte. Foram divididos grupos, e cada grupo ficou responsável pela apresentação de cada tema.
Eu fiquei responsável por criar os escritos que colocamos nos convites, e a Nathália fez a arte do convite. Ambas divulgamos o evento por e-mail e sites de relacionamento. Fiquei também na estação de arte postal, assim coube a nós de arte postal levar papel, revistas, cola, tesoura, envelopes, selos, imagens impressas, adesivos; levamos também vários postais que fizemos, os que recebemos e imagens que imprimimos de trabalhos de artistas de arte postal. Fizemos também um texto introdutório para os visitantes saberem um pouco sobre a arte postal. 
Fomos ao pólo e montamos a exposição em três painéis, cobrimos o primeiro com imagens dos artistas de arte postal. Em seguida, no painel do meio colocamos vários envelopes dos postais que recebemos, juntamente com a introdução do trabalho falando sobre arte postal. O ultimo painel foi coberto de imagens que os alunos fizeram, enviaram e receberam.
O evento se realizou no dia 02 de outubro de 2010 no Pólo Chopin Tavares de Lima, na cidade de Itapetininga, tendo inicio as 10h da manha.
Os grupos responsáveis pela telenovela, fizeram a apresentação dos trabalhos pendurados em fios de náilon, o que não dava para ver o fio, ficou um visual muito interessante, dando a impressão de que os papeis da telenovela estavam suspensos no ar. A exibição das imagens televisivas em círculos de monitores no chão foi muito interessante, dando um visual questionativo, que em minha opinião liga-se a intenção da exposição e da disciplina de alertar e questionar as imagens impostas a sociedade pela mídia.  A exibição dos videoartes na parede em tamanho grande foi sensacional, muito legal poder ver nosso trabalho exposto para pessoas apreciarem; é muito gratificante ver o interesse do publico em seu trabalho.
O grupo de arte postal realizou a exposição e uma oficina de arte postal, permitindo ao visitante vivenciar um pouco da pratica dessa expressão artística. Foi muito bom ver o publico participando da oficina, criando, descontraindo sob nosso incentivo! Foi maravilhoso. Uma experiência muito positiva, onde houve grande interação entre a arte e a comunidade.


Texto escrito por Renata Peixoto de Castro Rodrigues


Exposição realizada pelos alunos de Tecnologias Contemporâneas na Escola 3 - Artes Visuais - UnB. 2010.




1 comentário:

  1. Renata, prazer, me chamo Walkiria e estou conhecendo seu blog hoje! Por acaso estava procurando sobre Fídias e caiu no seu Blog. rs Também sou formada em Artes, eu AMO TUDO ISSO!!!!!! Adorei seu blog! Vendo seu perfil me chamou a atenção pois tbém adorei o Filme profecia Celestina e amo literatura espírita! Inclusive eu estou lendo no momento um livro do espírito Tomás Antônio Gonzaga, chamado "Miguelângelo"!!!!!!! se não conhece vale a pena ler! Principalmente para quem ama Arte! Lá fala de Fídias que foi nada mais nada menos que Leonardo da Vinci! Bom eu em breve farei um blog com meus trabalhos artísticos. Dai te convido a visitá-lo, por hora tenho o de Pintura facial que tbém curto. Se quiser dar uma xeretada seja bem vinda! http://walkcoelho.blogspot.com bjus e parabéns pelos trabalhos!

    ResponderEliminar